Planejamento de Aposentadoria e o Juro Real - Porque você precisa entender a importância disto!
Muitas pessoas que querem garantir o seu futuro ainda não fizeram um planejamento adequado. A maioria das instituições financeiras tradicionais oferecem este serviço com um pacote fechado e pouca flexibilização. Além disto, as projeções de rentabilidade não raro chegam a 8%, 10%, até 12% ao ano. Com números neste patamar, o planejamento e necessidade apresentados consideram que o dinheiro e o juros farão boa parte do trabalho de poupar para o futuro, o que na prática não acontece.
Para entender porque disto, é importante saber que no Brasil a inflação tem efeito relevante neste planejamento. Historicamente no Brasil os índices de inflação nao são menores que 4-5% ao ano, e nos últimos anos chegaram a mais de 10%. Quando consideramos este efeito inflacionário, é necessário saber qual o Ganho Real dos investimentos.
O Ganho Real é o rendimento líquido anual, já descontando os impostos (IR) e a inflação.
Se considerarmos os últimos 10 anos, a rentabilidade real considerando aplicação na SELIC não passa de 4% ao ano. Então quando planeja-se recursos para aposentadoria utilizando 8%, 10% ou 12% ao ano de rendimento, o plano fica otimista demais, para não dizer inalcansável.
Por este motivo é importante ter um planejamento personalizado, pois neste tema é necessário ter os pés no chão.